Conteúdo digital pra que?


O ambiente digital é aberto e potencial para todos. Empresas grandes e pequenas, pessoas comuns que se tornam digital influencers, varejistas ou negócios B2B, todos podem se beneficiar com essa poderosa rede de comunicação, desde que tenha algo interessante para oferecer e uma boa estratégia.

A democracia digital, como em tudo, oferece os dois lados da moeda. Grandes oportunidades de um lado e uma imensa concorrência do outro, por isso, a importância de saber como navegar por esse oceano de gente e informação. Como chegar nas pessoas certas e despertar interesse no que seu negócio oferece?

Vou falar um pouco sobre o que faço, conteúdo. Já navego nos mares da internet há dezoito anos, vi várias ondas passarem e nessa dinâmica maluca que a tecnologia tem, estamos em um ponto onde o conteúdo tem sido um importante fator para o sucesso de negócios na internet.

Conteúdo pra que?

Resposta número um, Google. Todos sabemos da grande popularidade dos mecanismos de busca junto aos internautas na hora de realizar suas pesquisas.

Gerar conteúdo irá ajudar sua empresa a se posicionar bem nas pesquisas realizadas nesse site, levando sua marca de forma orgânica e relevante para o usuário. Um blog com uma coleção de artigos interessantes sobre conteúdo técnico por exemplo, pode aumentar a reputação a sua marca e ser o elemento decisório de compra do usuário.

Redes sociais para negócios

Milhões de pessoas acessam diariamente as redes sociais. Acredite, em todos os segmentos há oportunidades de negócios. Porém, em meio a milhões de concorrentes nas timelines e restrições de divulgação orgânica em redes como o Facebook, é importante pensar na relevância do conteúdo e na estratégia (isso envolve um budget) para ações nesses canais.

Porém, a boa notícia é que não é preciso grandes investimentos para se obter bons resultados. O casamento do conteúdo estratégico, que leva ao seu público informações que despertem seu interesse + uma boa estratégia de divulgação pode trazer resultados surpreendentes.

Pensamento estratégico

Hoje é claro que mais do que dominar ferramentas e aplicativos, é importante conhecer seu público e seus objetivos de negócio para ter sucesso em investimentos no meio digital.

O conteúdo deve refletir esse planejamento, ter consistência, bom design, formato adequado, linguagem correta e estar no lugar certo e na hora certa. Além disso, é fundamental traçar indicadores e os acompanhar para avaliação de desempenho.

E a comunicação digital de sua empresa, como vai?