Marketing mensurável


Os olhares do marketing se voltam cada vez mais para a mídia digital. Dentre vários benefícios trazidos por ela, está a possibilidade de medição de resultados com alta precisão. Os indicadores podem ser exclusivamente digitais como também estar alinhados aos já avaliados pelas empresas em suas estratégias de negócios.

Indicadores de sucesso

Os indicadores de resultados são muitos e variam de acordo com os canais, como sites ou redes sociais por exemplo. Acompanhar estatísticas de acessos, engajamento, alcance, ou mesmo palavras-chave usadas por seus usuários para chegarem até você, é um grande diferencial e o "ouro" da era digital.

Cada ação lançada nesse mar de informações é capaz de gerar muitos insumos para tomada de decisões estratégicas, mas para isso é importante saber como refinar e utilizar esses dados.

Hoje é possível termos acesso a informações comportamentais e de consumo que dificilmente acessaríamos sem uma pesquisa bem elaborada. Porém, a grande sacada está na capacidade de cruzar essas informações com as já existentes nas empresas para assim traçar planos de ação.

Não basta somente olhar os números, é preciso unir o pensamento analítico com o olhar do marketing. O analista deve ter o conhecimento técnico para acessar as ferramentas certas, mas também uma visão estratégica de negócio. É essa análise que fará a diferença para tomada de decisões.

Além dos dashboards, há também a análise do comportamento do consumidor. As redes podem ser monitoradas e compreendido o sentimento do consumidor, que está cada vez mais próximo das empresas.

Hoje, a decisão de compra está sendo embasada muito na opinião das comunidades, amigos e familiares do que na propaganda, e estas opiniões são manifestadas abertamente nos canais sociais. Essas informações são pesquisas de mercado abertas para as empresas explorarem e entenderem melhor a necessidade do consumidor.

E sua empresa, acompanha os indicadores de resultados de suas ações de marketing?