Dicas para uma gestão de redes sociais eficiente


Estamos todos na internet. Todos. Crianças, adultos, idosos, todas as classes sociais, todas as regiões do país. A grande rede é democrática, tem espaço pra todo mundo. Nesse grande grupo de usuários estão também as pessoas jurídicas. Pois bem, é disso que quero falar hoje. Ser um usuário de redes sociais nem sempre te habilita a administrar de forma adequada um perfil de empresa. O que vemos hoje, principalmente entre os pequenos empresários e autônomos, é a falta de orientação no gerenciamento dos canais digitais de sua marca, feita por eles ou pessoas sem conhecimento do assunto. Tenho ouvido frases do tipo "ah minha filha sabe tudo de Facebook e está cuidando do perfil de minha loja" ou "eu coloco umas imagens bonitinhas e meus clientes adoram". O que isso implica?

Se pensarmos que os canais sociais são uma extensão de nossos negócios, deveríamos ter mais cautela na forma como cuidamos deles. Se você preza por vitrine, promoções e atendimento ao cliente, deveria pensar com a mesma seriedade em seus perfis digitais. Pensando nisso, veja algumas perguntas que podem ser boas orientadoras ao administrar esses espaços: O que se considerar no gerenciamento de perfis corporativos nas redes sociais: 1. Linguagem Quem é seu público-alvo? Qual é a linguagem com a qual ele se identifica? Que tom suas mensagens devem ter? Esteja atento! Os textos e imagens de suas postagens e as respostas dadas em seu atendimento devem ser coerentes com os valores que você quer associar a sua marca. 2. Atendimento O que deve ser respondido? Como lidar com críticas? O que fazer em casos críticos? Evite problemas! Traçar um plano de atendimento, com pessoas responsáveis por cada resposta é fundamental para se construir um SAC 2.0 eficiente. 3. Conteúdo Que tipo de conteúdo pode somar para a vida de meu cliente? Por que universo ele se interessa? Como posso criar ganchos para venda de produtos e serviços? O conteúdo é a essência do trabalho em redes sociais. Em um oceano de informações é desafiador se tornar relevante, porém, acredite, se você conseguir construir um bom conteúdo, os resultados positivos virão como consequência. Essas são apenas algumas das perguntas feitas em um trabalho de Marketing Digital focado em resultados e posicionamento de marcas. E você, como tem gerenciado seus canais nas redes sociais? Se quiser uma análise ou bater um papo sobre o assunto entre em contato comigo!